sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Registro digital

Resultado final da atividade com hipertexto realizada com os alunos do Terceiro Ano do Ensino médio "A" da Escola Estadual Eldorado, em um Registro Digital.

http://docs.google.com/present/view?id=dcqg5nhg_90hnwb3vcj

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Atividade em Hipertexto - O sistema do universo


Leucipo (V a.C.) Filósofo grego. Sua via transcorreu durante o quinto século antes da nossa Era. Pouco se sabe sobre o seu trabalho e sua vida. Pode se ter uma idéia de sua teoria filosófica através da frase "nada acontece casualmente, existe uma causa para tudo", encontrada em sua obra O Sistema do Universo. Foi o instituidor da filosofia atomista. Esta tese de Parmênides, segundo a qual as coisas reais podem parecer ou vir a ser; o movimento simplesmente não existe por exigir espaço vazio. Para ele, o espaço vazio deve ser considerado real, desde que seja comprovada a existência do movimento; entretanto a realidade não precisa ser criada, modificar-se ou parecer, sendo ela composta por átomos, sujeitos as freqüentes e irrevogáveis combinações no espaço. Demócrito desenvolveu seus pensamentos, o qual consolidou em sua doutrina do atomismo, propagado por Lucrécio em Roma.

Atividade em Hipertexto - Rerum Natura


Em 60 a.C., Lucrécio compôs o poema De Rerum Natura, que discorria sobre o atomismo de Demócrito. Lucrécio (95 a.C. a 55 a.C.) Filósofo e poeta romano. Estudou filosofia na Grécia no tempo do epicurista Zenon. Estava convencido de que todo o universo era constituído por átomos, inclusive os objetos imateriais, alma e mente - estes últimos formados por átomos mais "delicados" do que os da matéria. Muito de sua obra foi perdida, mas alguns escritos permaneceram sendo popularizados no século XV. Escreveu de Natura Rerum, constituído por seis volumes, desenvolvendo o sistema Epiceno. Tenta tirar a atenção humana à religião, mostrando as leis da natureza. Apresenta no volume I a natureza do átomo, no II o movimento dos átomos, no III a composição material da alma humana, no IV a natureza dos sentidos e do amor, no V a era primária da terra e o aparecimento do homem e dos animais e no VI os fenômenos naturais. Lucrécio é considerado como uma ponte entre a Teoria Atomista de Leucipo-Demócrito e o Modelo Atômico de John Dalton.

Caroline
Naiara
Paloma

Atividade em Hipertexto - Heráclito e a teoria do Vácuo


Heráclito postulava que não-ente (vácuo) e matéria (ente) desde a eternidade interagem entre si dando origem ao movimento. E que os átomos apresentam as propriedades de: forma; movimento; tamanho e impenetrabilidade e, por meio de choques entre si, dão origem a objetos visíveis. Segundo Demócrito a matéria era descontínua, portanto, ao invés dos corpos macroscópicos, os corpos microscópicos, ou átomos não se interpenetram nem dividem-se, sendo suas mudanças observadas em certos fenômenos físicos e químicos como associações de átomos e suas dissociações e que qualquer matéria é resultado da combinação de átomos dos quatro elementos: ar; fogo; água e terra. Aristóteles, ao contrário de Demócrito, postulou a continuidade da matéria, ou, não constituída por partículas indivisíveis.

Amanda
Rayane
Thais

Atividade em Hipertexto - Filósofos e Químicos


A filosofia da química considera a metodologia e pressupostos subjacentes da ciência da química. É explorada por filósofos, químicos, e equipes de filósofos-químicos. A filosofia da ciência tem centrado em física pela última vários séculos, e durante o século passado, em especial, tornou-se cada vez mais preocupado com o derradeiro constituintes da existência, ou o que se poderia designar por reducionismo. Assim, por exemplo, muita atenção tem sido dedicada às implicações filosóficas da relatividade especial, relatividade geral e mecânica quântica. Nos últimos anos, no entanto, mais atenção tem sido dada a ambas as filosofia da biologia e química, o que quer lidar com os mais intermediários estados de existência.

Angelicy
Thaise
Jessica Priscila
Verediana

Atividade em Hipertexto - Filosofia e Química


Na filosofia da química, por exemplo, que se pode colocar, dado quântica realidade no nível micro cósmico, e dadas as enormes distâncias entre elétrons e núcleo atômico, como é que não podemos colocar nossas mãos através das paredes, como física poderia Predizer? A Química fornece a resposta e, por isso, em seguida, perguntar para que é que distingue química de física? Finalmente, as questões de filosofia da química pode não ser tão profundamente conceitualmente incompreensível como a mecânica quântica medição problema na filosofia da física, e pode não ser tão complexa como a optimização conceitualmente argumentos em biologia evolutiva. Contudo interesse na filosofia de química em parte provém da capacidade de se conectar a "ciências duras", como a física com o mole ciências, como a biologia, o que confere um papel único e não como o centro da ciência.

Pedro
Gabriel
Rafael

Atividade em Hipertexto - Imutabilidade do Ser


Parmênides propôs a teoria da unidade e imutabilidade do ser, esta, estava em constante mutação através dos postulados de Heráclito. O atomismo foi a teoria cujas intuições mais se aproximaram das modernas concepções científicas sobre o modelo atômico. No século V a.C. (450 a.C.) Leucipo de Mileto juntamente a seu discípulo Demócrito de Abdera, (400 a.C.), considerado o pai do atomismo grego, discorreram sobre a natureza da matéria de forma elegante e precisa. Demócrito, propôs que a realidade, o todo, se compõe não só de átomos ou partículas indivisíveis de natureza idêntica, conforme proposto por Parmênides. Demócrito acreditava que o vácuo era um não ente. Esta tese entrou em franca contradição com a ontologia parmenídea.

André
Heber

Atividade em Hipertexto - Atomismo


O filósofo grego Aristóteles acreditava que as substâncias eram formadas por quatro elementos: terra, vento, água e fogo. Paralelamente, discorria outra teoria, o atomismo, que postulava que a matéria era formada por átomos, partículas indivisíveis que se podiam considerar a unidade mínima da matéria. Esta teoria, proposta pelo filósofo grego Demócrito de Abdera não foi popular na cultura ocidental dado o peso das obras de Aristóteles na Europa. No entanto, tinha seguidores (entre eles Lucrécio) e a idéia ficou presente até o princípio da Idade Moderna. Na antiguidade acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, chegaria-se num ponto onde partículas, cada vez menores, seriam invisíveis ao olho humano e, segundo alguns pensadores, indivisíveis. Graças a essa propriedade, receberam o nome de átomos, termo que significa indivisível, em grego. Foi quando surgiu entre os filósofos gregos o termo atomismo.

Bruna
Fabiola
Hawanny

Atividade em Hipertexto - Modelo Atômico de Aristóteles

Os filósofos porém, adotaram o modelo atômico de Aristóteles, da matéria contínua, que foi seguido pelos pensadores e cientistas até o século XVI d.C. No seu começo, a ciência estava ligada à filosofia, sendo o filósofo o sábio que refletia sobre todos os setores da indagação humana. Na ordem de saber estipulada por Platão, o homem começa a conhecer pela forma perfeita da opinião, depois passa ao grau mais avançado da ciência, para só então ser capaz de atingir o nível mais alto do saber filosófico. Dentre as ciências, pode-se atribuir um atraso à revolução científica no campo da Química. Alguns filósofos gregos deram grande contribuição para que posteriormente a Química se desenvolvesse. Tales de Mileto, era astrônomo e matemático, foi o primeiro filósofo grego conhecido. Suas idéias sobreviveram pelos escritos dos outros, como Aristóteles. Tales abordava assuntos através do qual podia aferir e racionalizar sobre eles - uma abordagem bem diferente da tradição grega de explanações direcionadas por mitos sobrenaturais; por isso é tido como o primeiro filósofo do Ocidente. Ele tentava explicar a multiplicação das coisas do mundo. Segundo ele, tudo partia de uma única realidade e ele escolheu a água como o elemento primordial, de onde tudo se derivava. Baseou-se na idéia de que a água é transformada em ar por evaporação e em sólido por congelamento. Isso fez com que filósofos posteriores a ele também buscassem explicações para os fenômenos naturais, numa linha de ação onde cada vez surgiam mais teorias relacionadas à Química para explicar esses fenômenos.

Fábio
Francieli
Rafael Praciel
Viviane
Victor

A Política de Platão e a Política Atual

Platão diz que a atividade de governar é a atividade de cuidar bem das coisas, e na que filosofia política de Platão diz que ela é indispensável para a sobrevivência humana.
E na política atual. A política para os governantes de hoje é a arte de roubar bem, de aproveitar das pessoas e mostrar que não estão nem ai para elas, mesmo que de uma forma "disfarçada", mais não estão nem ai para elas.

Ano da eleição chegou, agora vou mostrar, para esse povo o meu show,sou político sou bom eu sei disfarça, sou bom pras essas coisas sou bom em enganar.
Mais o povo é otário, se deixam enganar, por isso que é fácil um dinheiro desviar para minha conta, sem os otários notar.
Não tem importância no que vai acontecer, a lei a clara, mais ai se liga ae
Agora eu vou dizer que sozinho eu não to, to com policia presidente político e governador. Nós tamo tudo junto só na corrupção, aqui o meu trabalho mano pode crê que é bom. Minhas casas no exterior nem da pra conta, comprei com o dinheiro que dava pra alimentar um monte de gente, mais ai deixa pra lá, não sou eu quem vou morrer haha...
Agora quem vai falar um é Mc Dengao, tamo junto ai para acabar com a corrupção, eu não to aqui para mi aparecer pelo contrario mano eu vim ajudar você, que não tem o que comer, que não tem onde viver , e não sabe o que fazer, vou mandar um papo reto e vê se presta atenção, na hora de votar peça á Deus opinião, ele sabe a escolha certa ele sabe o que fazer, ta ligado meu irmão ele vai ajudar você


Alguns erros de ortografia é para rimar bl.

Atividade realizada por Walkeir e Douglas - 2.°A

Politica em Platão e a Política Atual

A política surge na Grécia clássica, período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política. O surgimento da pólis (cidade-estado) é o elemento norteador para que a política fosse criando suas bases no mundo grego, e assim, nas cidades nascesse a grande preocupação em como administrar bem a pólis.
Platão, vendo que a política ideal está defeituosa, tem a preocupação em dizer que quem estava bem preparado para Governar as cidades seriam os filósofos e os reis, visto que ambos usavam a alma racional. Vale salientar aqui que Platão via no homem três almas: A alma racional, típica dos filósofos e reis, pois esta se localizava na cabeça; a alma torácica, predominante nos Guerreiros e alma visceral, presente nos escravos.


Hoje em dia é preciso estar por dentro de tudo o que acontece ao seu redor. A política é o principal aliado da democracia, a arma de qualquer nação, o Brasil possui uma política de mudanças e contornos em volta do certo e errado.
É certo dizer que o Brasil demorou em poder conquistar esta paz e soberania que somente veio através da política e do censo de democracia. Hoje a política pode significar política de boa vizinhança, governo e negócios, companheirismo, até mesmo amizade. A política não é aquela que condena e confunde, mas é aquela que educa, orienta e define. A base da política hoje em dia em muitos países e até mesmo no Brasil é a chamada politicagem, ou seja, corrupção, anseio, medo. As regras para o jogo são claras, basta você ser HONESTO e HUMILDE com as pessoas, pois será elas o alvo de suas políticas, mesmo você não sendo HUMILDE nem mesmo HONESTO, basta ser POLÍTICO, para se dar bem na política.
Alunas: Dieinna 08, Gigliani 15, Tatiane 41 / Série: 2º A

A política de Platão e Aristóteles e suas diferenças com a política atual

Platão dizia que um político deve desenvolver habilidades tais como saber cardar e fiar, porque um dos seus afazeres maiores é conseguir misturar o tecido maior e melhor com o menor e o pior (isto é, encontrar o equilíbrio entre os fortes e poderosos e os mais fracos e indefesos).
Hoje a realidade é bem diferente do que Platão exclamava, pois a maioria dos políticos não estão em aí para os mais pobres, esses políticos só se importam com os mais ricos,ou seja, com aqueles que possam de alguma forma os favorecerem. Não há nenhum equilíbrio entre as camadas sociais, enquanto há gente curtindo a vida rica e milionária, há outros que não tem condições nem de ter uma vida minimamente descentes.
Para Platão o objetivo da política é, primeiro, descobrir a maneira de viver que leva à felicidade humana, isto é, sua situação material, e, depois, a forma de governo e as instituições sociais capazes de a assegurarem.
O certo era os governantes se preocuparem com a vida, os costumes que cada um tem, os bens materiais que cada um possui, dessa forma eles iam saber se realmente a sociedade vive feliz, porém os políticos nem se preocupam com seus eleitores, e muito menos com a vida que eles levam. Depois da felicidade de cada um, deveriam vir às preocupações com as instituições que garantissem as pessoas à tão sonhada felicidade. Porém, os políticos estão muito mais preocupados em gastar o direito público com gastos supérfluos, e além de tudo pessoais, do que garantir o mínimo de conforto aos eleitores que os alegram aceitando em suas falsas promessas. De um modo geral, a política de Platão e Aristóteles em tese seria perfeita para por em pratica no Brasil, porém a atual realidade brasileira não tem condições de assumir essas idéias.
Atividade realizada por: Carla, Daiane e Jéssica - 2.°A

Protágoras de Abdera

Para Protágoras, “O homem é a medida de todas as coisas das coisas que são, enquanto são e das coisas que não são enquanto não são.”

O que eu entendo desse pensamento que o homem é centro e a base, e tudo gira ao seu redor, daquelas coisas que são e até mesmo as que não são e aquelas que ainda vão ser.
O homem é capaz de converter tudo o que esta a sua volta e deixá-las a sua maneira como, por exemplo, a natureza o homem pode fazer o que quiser com ela pode piorá-la melhorá-la e mantê-la, mais com a sua ganância poucos se preocupam com isso, pois estão mais interessados em ganhar dinheiro. O homem é capaz de transformar não só a natureza mais todo o mundo, tanto é que já esta fazendo isso. Com base nessa citação percebi que se o homem é a medida de todas as coisas então coisa alguma pode ser medida para os homens, ou seja, as leis, as regras, a cultura, tudo deve ser definido pelo conjunto de pessoas, e aquilo que vale em determinado lugar não deve valer, necessariamente, em outro. E quando as coisas não estão lhe favorecendo arruma um jeito de converter isso em benefício próprio.

Atividade realizada por Natalia Oliveira 1.°A

Isócrates

Eu me identifiquei principalmente com Isócrates pois ele diz assim:
"Somente em Duas ocasiões tens de falar: quando souber exatamente o que vais dizer e quando não poderes evitar. Fora esses dois casos é melhor o silencio do que a prática"


Isso me motivou a ficar um pouco em silencio pois a gente tem uma hora certa para falar as coisas não dizer sem pensar oque uma coisa que possa fazer mal a alguem, as vezes uma palavra pode magoar uma pessoa, pode fazer até essa pessoa odialo então sempre pense antes de dizer algo, foi isso que entendi. Mas também tem horas que nós não conseguimos ficar em silencio, pois isso mtas vezes nos faz mal, segurar todo aquele sentimento é mtas vezes impossivel pois é algo mais forte que nós mesmos. Só que se não for isso melhor ficar em silencio pois não ira machurar ninguem nem a si mesmo.



Atividade realizada por: Leonardo Silva Storari 1° A

A poesia da ilusão

Das ruínas da ontologia, Górgias deduziu um pensamento não ontológico ou antimetafísico, onde reabilitava as aparências e afirmava a identidade entre o real e a manifestação.
Para Górgias, o real está dilacerado pelas contradições, o mundo humano exige uma tomada de posição e este mundo humano está por fazer. Seria através da poesia, nomeadamente da arte, que esta tomada de posição seria efetuada. O papel da poesia seria criar a ilusão, mas uma ilusão desejável e boa. Só esta criaria a coerência mental a que Górgias chama justiça e sabedoria.
Para Górgias as coisas não são mais do que não são. Ainda que o ser existisse, não podia ser nem gerado, nem não gerado. Mas, mesmo se um tal ser existisse, as coisas seriam incognoscíveis, pelo menos para nós. As coisas que vemos e ouvimos existem porque são representadas.

Atividade realizada por: Danielli Duarte Silva, Andressa P. Pateis, Geslaine Vieira, Carlos Alexandre. 1°B

Górgias de Leontinos

Para Górgias, a alma é essencialmente passiva, completamente entregue ao que recebe de fora. A primeira forma desta passividade é a percepção sensível, que é vista como o transporte para a alma de uma impressão ou de uma imagem das coisas que a alma experimenta. A segunda forma de passividade da alma é a sua abertura à linguagem. Contudo, para que a alma seja sempre receptiva à linguagem é, por vezes, necessário recorrer à persuasão. O pensamento de que o tempo não é um meio homogéneo e indiferente, mas que apresenta ocasiões favoráveis para a ação que vem a propósito é um sentimento que já estava presente no helenismo antes de Górgias. Contudo, é este o primeiro a escrever sobre o kairós. Górgias concebia um tempo essencialmente descontínuo, feito de a-propósitos e de contratempos, que não se deixam perspectivar.
E como ele mesmo diz: Liberte-se escuta tua intuição e será feliz!



Atividade realizada por Eliane, Tatiane e Letícia 1.° A

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sofistas - Atividade do 1.° Ano



Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Esses se opunham à filosofia pré-socrática, em que os filósofos eram chamados de naturalistas. Mas, o que se entende pelo termo naturalista? Tais filósofos diziam que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas polis (cidades). Dessa forma, substituíram a natureza que antes era o principal objeto de reflexão pela arte da persuasão. Mas do que depende a persuasão e o que pode vir acontecer através dela?
Os sofistas ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderem o seu pensamento particular e suas próprias opiniões contrárias sobre o mesmo para que dessa forma conseguisse seu espaço. Por desprezarem algumas discussões feitas pelos filósofos, eram chamados de céticos. Atualmente, a que se refere o termo cético? Até mesmo Sócrates se rebelou contra eles dizendo que desrespeitavam a verdade e o amor pela sabedoria. Outros filósofos ainda acreditavam que os sofistas criavam no meio filosófico o relativismo e o subjetivismo. Em relação ao conhecimento, o que Sócrates pensava sobre a sabedoria e os erros?

Dentre os sofistas, pode-se destacar: Protágoras, Górgias, Hípias, Isócrates, Pródico, Crítias e Trasímaco, sendo que destes, Protágoras, Górgias e Isócrates foram os mais importantes. Estes, assim como os outros sofistas, prezavam pelo desenvolvimento do espírito crítico e pela capacidade de expressão. Uma conseqüência importante que se fez pelos sofistas foi a abertura da filosofia para todas as pessoas das polis que antes era somente uma seita intelectual fechada formada apenas por nobres. Leia sobre os sofistas Hípias, Pródico, Crítias, e Trasímaco e destaque o que você achou mais interessante e explique por quê?

domingo, 2 de agosto de 2009

Política


"A política, a boa condução dos homens em sociedade é uma arte que somente bem poucos dominam. O ideal é uma coletividade governada pelos mais sábios."
Platão