quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Politica em Platão e a Política Atual

A política surge na Grécia clássica, período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política. O surgimento da pólis (cidade-estado) é o elemento norteador para que a política fosse criando suas bases no mundo grego, e assim, nas cidades nascesse a grande preocupação em como administrar bem a pólis.
Platão, vendo que a política ideal está defeituosa, tem a preocupação em dizer que quem estava bem preparado para Governar as cidades seriam os filósofos e os reis, visto que ambos usavam a alma racional. Vale salientar aqui que Platão via no homem três almas: A alma racional, típica dos filósofos e reis, pois esta se localizava na cabeça; a alma torácica, predominante nos Guerreiros e alma visceral, presente nos escravos.


Hoje em dia é preciso estar por dentro de tudo o que acontece ao seu redor. A política é o principal aliado da democracia, a arma de qualquer nação, o Brasil possui uma política de mudanças e contornos em volta do certo e errado.
É certo dizer que o Brasil demorou em poder conquistar esta paz e soberania que somente veio através da política e do censo de democracia. Hoje a política pode significar política de boa vizinhança, governo e negócios, companheirismo, até mesmo amizade. A política não é aquela que condena e confunde, mas é aquela que educa, orienta e define. A base da política hoje em dia em muitos países e até mesmo no Brasil é a chamada politicagem, ou seja, corrupção, anseio, medo. As regras para o jogo são claras, basta você ser HONESTO e HUMILDE com as pessoas, pois será elas o alvo de suas políticas, mesmo você não sendo HUMILDE nem mesmo HONESTO, basta ser POLÍTICO, para se dar bem na política.
Alunas: Dieinna 08, Gigliani 15, Tatiane 41 / Série: 2º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário