segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sofistas - Atividade do 1.° Ano



Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Esses se opunham à filosofia pré-socrática, em que os filósofos eram chamados de naturalistas. Mas, o que se entende pelo termo naturalista? Tais filósofos diziam que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas polis (cidades). Dessa forma, substituíram a natureza que antes era o principal objeto de reflexão pela arte da persuasão. Mas do que depende a persuasão e o que pode vir acontecer através dela?
Os sofistas ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderem o seu pensamento particular e suas próprias opiniões contrárias sobre o mesmo para que dessa forma conseguisse seu espaço. Por desprezarem algumas discussões feitas pelos filósofos, eram chamados de céticos. Atualmente, a que se refere o termo cético? Até mesmo Sócrates se rebelou contra eles dizendo que desrespeitavam a verdade e o amor pela sabedoria. Outros filósofos ainda acreditavam que os sofistas criavam no meio filosófico o relativismo e o subjetivismo. Em relação ao conhecimento, o que Sócrates pensava sobre a sabedoria e os erros?

Dentre os sofistas, pode-se destacar: Protágoras, Górgias, Hípias, Isócrates, Pródico, Crítias e Trasímaco, sendo que destes, Protágoras, Górgias e Isócrates foram os mais importantes. Estes, assim como os outros sofistas, prezavam pelo desenvolvimento do espírito crítico e pela capacidade de expressão. Uma conseqüência importante que se fez pelos sofistas foi a abertura da filosofia para todas as pessoas das polis que antes era somente uma seita intelectual fechada formada apenas por nobres. Leia sobre os sofistas Hípias, Pródico, Crítias, e Trasímaco e destaque o que você achou mais interessante e explique por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário